Na contramão do movimento de empoderamento crespo, o hit fala de uma mulher que vai ao salão para se arrumar e deixar os fios lisos a pedidos do companheiro. "Ô mainha, mas eu só gosto do cabelo de chapinha, mainha", diz o refrão. Nas redes sociais, o público acusou o cantor de racismo e criticou a composição de Escandurras, Fagner e Gileno.
“É sério que isso é uma letra de música lançada em SALVADOR, em pleno processo de desconstrução dessa imposição do liso? Em meio a tantos movimentos de empoderamento e etc? Lamentável um artista que deveria estar auxiliando essas lutas, lançar uma música racista dessa”, escreveu uma internauta. “Péssima ideia! Vivemos uma ditadura do "cabelo liso", e, alguém desse nível de influência, deveria estar preocupado em difundir a beleza natural do povo soteropolitano, a beleza do cabelo crespo, em vez de fomentar a mudança corporal pra agradar aos padrões impostos! Se liga!, disse outra.
A assessoria de Bell informou que ele ainda não sabe da repercussão negativa da música por estar em uma reunião tratando de assuntos da gravação do seu novo DVD, que acontece no dia 31 de dezembro, em Fortaleza.
Bell Marques escreveu em sua página oficial no Facebook que a música conta a história de um casal, em que o homem pede que a mulher arrume o cabelo "do jeito que ele gosta", em sinal de carinho. [Leia a íntegra da postagem abaixo]. Bell recebeu mais de três mil curtidas e centenas de mensagens de apoio com a postagem. "Cabelo de Chapinha" e "Desce Coladinho" são as músicas de trabalho de verão do cantor.
"Muito boa essa forma gentil que o compositor encontrou para enaltecer sua amada e que deveríamos aplaudir, pois essa é a mensagem da música: gentileza e amor. Tenho certeza que foi dessa forma que grande parte do público entendeu, por isso a música teve uma aceitação tão rápida", afirma Bel. Antes, ele diz: "A minha história mostra que jamais desrespeitei o meu publico através do meu trabalho. Tenho muito orgulho do que faço, respeito muito todos os meus fãs e jamais faria algo diferente. Os meus 36 anos de carreira estão aí para provar que eu sempre levei alegria cantando canções que fazem o povo sorrir, dançar e cantar. Não é à toa que sou considerado um dos artistas que mais atrai multidões e isso me enche de orgulho".
Confira a íntegra da posição de Bell Marques:
"A minha história mostra que jamais desrespeitei o meu publico através do meu trabalho. Tenho muito orgulho do que faço, respeito muito todos os meus fãs e jamais faria algo diferente. Os meus 36 anos de carreira estão aí para provar que eu sempre levei alegria cantando canções que fazem o povo sorrir, dançar e cantar. Não é à toa que sou considerado um dos artistas que mais atrai multidões e isso me enche de orgulho.
Essa música nova, “Cabelo de Chapinha”, está sendo cantada nos quatro cantos do Brasil e isso mostra sua aceitação sem "mas" nem "porquês". É uma canção na qual o compositor se inspirou em um personagem que adora sua parceira e lhe pede, com carinho, que se arrume do jeito que ele gosta. Muito boa essa forma gentil que o compositor encontrou para enaltecer sua amada e que deveríamos aplaudir, pois essa é a mensagem da música: gentileza e amor. Tenho certeza que foi dessa forma que grande parte do público entendeu, por isso a música teve uma aceitação tão rápida.
Peço desculpas, em nome dos compositores, para aqueles que não conseguiram compreender a sua intenção. Mas, tenho certeza de que agora ficará tudo mais claro, pois, pra se falar de amor não precisa dizer “Eu te amo”. Cada um se expressa como sabe".
Confira a íntegra da letra da música
"Minha nega, vai lá no salão faz aquele corte que seu nego gosta de te ver
Me trás seu coração, porque essa noite só vai dar eu e você
Com esse amor ninguém pode
Só água na cabeça
Pra apagar o fogo
Ô mainha, mas eu só gosto do cabelo de chapinha, mainha
Ô tá liso, tá lisinho. Tá liso, tá lisinho
Tá liso, tá lisinho. Tá liso, tá lisinho
Ô mainha, mas eu só gosto do cabelo de chapinha, mainha
Ô tá liso, tá lisinho. Tá liso, tá lisinho
Tá liso, tá lisinho. Tá liso, tá lisinho"
G1 e Bahia Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário